ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

Os serviços de Alinhamento e Balanceamento são muito importantes e precisam ser feitos com atenção.

A Tecnicar Reparos possui equipamentos de ultima geração e as melhores condições para realizar o Alinhamento e Balanceamento.

O Alinhamento e o Balanceamento são fundamentais para garantir que a segurança, estabilidade, dirigibilidade e o consumo de combustível não sejam comprometidos. Por isso, qualquer mudança nesses valores gera o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas.

É recomendável uma análise periódica no Alinhamento e Balanceamento do veículo. Muitas vezes são necessários ajustes corretivos, seguindo as especificidades de cada veículo.

O Alinhamento e Balanceamento deve ser feito a cada 10 mil quilômetros em condições normais de rodagem.  Assim, é possível evitar que a direção do veículo trepide, “puxe” para um dos lados e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus.

AMORTECEDORES

Amortecedores são componentes do sistema de suspensão controlando as molas, mantendo o veículo em contato com o solo. Existem três tipos de amortecedor: Convencional, a Gás e Eletrônicos.

A maioria dos veículos existentes podem contar com a utilização de amortecedores chamados a gás, que além do fluido contém também com a utilização do gás nitrogênio sob pressão, mantendo a temperatura interna do amortecedor eliminando assim alterações no fluído e formação de bolhas fazendo com que tenham respostas mais rápidas as ondulações do solo.

Quando substituir os amortecedores: 

Diversos sintomas indicam a hora da substituição, movimento excessivos da carroceria, vazamento de óleo, desgaste irregular de pneus, ruídos vindo da suspensão, ocorrendo um destes sintomas deve procurar um mecânico reparador de confiança

AR CONDICIONADO

O sistema de Ar Condicionado Automotivo já é visto como um item de segurança, já que possibilita manter os vidros do veículo sempre fechados.

A manutenção do Ar Condicionado Automotivo preventiva é recomendada a cada 5 mil quilômetros. A substituição do filtro de cabine do Ar Condicionado Automotivo, que evita a contaminação do ar lançado pelo Ar Condicionado Automotivo, deve ser feita a cada 15 mil quilômetros 

Estes são alguns dos serviços prestados pela A Tecnicar Reparos  Automotivos sempre com os melhores profissionais e a garantia do melhor serviço

  • Aplicação de carga de gás refrigerante R-12 e R134A

  • Higienização do sistema de Ar Condicionado 

  • Manutenção do Sistema  de Ar Condicionado 

  • Troca de filtro do Ar Condicionado 

  • Troca de mangueiras do Sistema do Ar Condicionado

VERIFICAÇÃO/ TROCA DE ÓLEO

Este é um item essencial do seu veículo, porque reduz a fricção e o desgaste nas partes móveis dentro do seu motor.

 

Enquanto faz isso, ajuda também a remover as impurezas residuais e a resfriar os componentes mecânicos do motor.

A qualidade e capacidade lubrificante do óleo diminuem com o uso e com o tempo. Por isso, é importante a troca com a periodicidade e quilometragem sugeridas pela montadora do veículo, tendo em vista também o estilo de condução e o tipo de terreno utilizado mais frequentemente, entre outros fatores.

EMBREAGEM

A embreagem une o motor ao câmbio pra garantir uma transmissão mais homogênea de torque entre os dois componentes.

Os principais componentes da embreagem são: disco e platô.

Existem alguns sintomas que mostram quando o kit de embreagem deverá ser substituída.

O pedal fica pesado e você tem que fazer certa força para acioná-lo. 

O carro  fica com mais difícil para arrancar, principalmente em subidas, muitas vezes o carro trepida, a troca de marchas se tornarem um suplicio, as famosas "arranhadas" tornam-se mais frequentes. 

Além disso, o conjunto emite ruídos estranhos quando o motorista pisa no pedal.

SISTEMA DE DIREÇÃO 

A direção assistida reduz a força utilizada para movimentar o volante, proporcionando muito mais conforto ao dirigir.

 

Também facilita manobras de estacionamento e a condução do veículo no tráfego do dia-a-dia, além de impedir a rotação brusca e os movimentos violentos do volante.

A direção assistida permite, portanto, que o motorista tenha um domínio total do carro.

ESCAPAMENTO

O escapamento é o conjunto de tubos, catalizador e abafadores responsável por:

  • Reduzir o nível de ruído do motor, absorvendo as ondas sonoras e mantendo o ruído do motor dentro dos limites especificados por lei.

  • Controlar a pressão dos gases para obter o melhor rendimento do motor em torque, potência e economia de combustível.

  • Conduzir os gases resultantes da combustão para fora do veículo, evitando a possibilidade de intoxicação do motorista e dos passageiros.

FREIOS

O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção. 

Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

Muito importante é a verificação do seu estado a cada 10 000 km, ( pastilhas, discos de freio, tambores de freio, sapatas, flexíveis, conexões, tubulações, ajustes e fluido do sistema).

Substituição do fluido de freio a cada 20 000 km ou 12 meses o que ocorrer primeiro

INJEÇÃO ELTRÔNICA

Princípio de funcionamento da Injeção Eletrônica

Quando se dá a partida no veículo, os pistões do motor sobem e descem. No movimento de descida, é produzida no coletor de admissão uma aspiração (vácuo), que aspira ar da atmosfera e passa pelo medidor de fluxo de ar e pela borboleta de aceleração, chegando até os cilindros do motor. O medidor de fluxo de ar informa para a unidade de comando o volume de ar admitido. A unidade de comando, por sua vez, permite que as válvulas de injeção eletrônica injetem a quantidade de combustível ideal para o volume de ar admitido, gerando a perfeita relação ar/combustível, que é chamada de mistura.

Quanto mais adequada a mistura, melhor o rendimento e a economia e menor a emissão de gases poluentes. Os sistemas de injeção eletrônica são constituídos basicamente de sensores e atuadores.

A manutenção adequada da injeção eletrônica, que vai desde abastecer com combustível de boa qualidade e checar filtros de ar,  e fazer uma verificação a cada 10.000 km.

MECÂNICA GERAL

A vida útil do motor de um automóvel depende, principalmente, dos cuidados com a manutenção.

-Troca de oleo e filtro a cada 10 000 kilometros ou de acordo com o manual do veiculo

-Troca de filtro de ar do motor e combustível a cada 20 000 kilometros

-Verificação das correias a cada 10.000 kilometros e substituição a cada 50.000 kilometros ou 5 anos

-Radiador manter o sistema de arrefecimento sempre limpo e com aditivo

-Verificar a cada 10 000 kilometros todas a mangueiras do motor

PNEUS

O PNEU é uma das partes mais importantes de qualquer veículo, suporta o peso do veículo e sua carga e faz o contato do veículo com o solo. O PNEU transforma a força do motor em tração e é responsável pela eficiência da frenagem e da estabilidade nas curvas. Portanto, ao optar pela troca de PNEUS, é importante saber as condições climáticas, de solo ou peso que serão usados.

A estrutura básica de um pneu é constituída por banda de rodagem, carcaça, talão e costado.

- Banda de Rodagem

A banda de rodagem é a única parte do pneu que toca diretamente o solo, proporcionando tração, frenagem, baixa resistência ao rolamento, dirigibilidade, conforto e resistência ao desgaste.

Benefícios:

  • Aderência

  • Segurança

  • Economia do combustível

  • Conforto

  • Durabilidade

- Carcaça

A carcaça é a parte do pneu popularmente chamada de esqueleto composta de uma ou mais lonas.

As funções principais da carcaça são:

  • Transmitir as forças motrizes do veículo

  • Evitar a perda de pressão de ar

Benefícios

  • Segurança

  • Resistência

  • Conforto

- Talão
O talão é um feixe inelástico, mas flexível de arames isolados com borracha. O talão tem como funções principais: fixar o pneu no aro e evitar seu deslizamento longitudinal no aro

Benefícios:

  • Segurança

- Costado

O costado é a parte mais fina do pneu situado entre o talão e a banda de rodagem.
As principais funções do costado são:

  • Proteger a carcaça contra impactos e fricções laterais

  • Garantir a sustentação e maciez do pneu

  • Dissipar o calor originado pela flexão

  • Resistir às condições do tempo (atmosféricas) e a ecomposição química

  • Benefícios

  • Resistência

  • Proteção

  • Conforto

Dicas
Os hábitos de cada motorista ao volante têm grande influência no desgaste e na durabilidade dos pneus do seu carro. Veja algumas recomendações úteis para o bom desempenho dos pneus do seu carro.

EVITE dirigir em alta velocidade
PORQUE a alta velocidade propicia um flexionamento excessivo da carcaça, o que provocará o superaquecimento dos pneus, incrementando o desgaste da banda de rodagem.

EVITE fazer curvas em velocidade.
PORQUE esta situação força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro dos mesmos.

EVITE freadas ou arrancadas bruscas.
PORQUE esta prática favorece o aparecimento de um desgaste irregular e acelerado da banda de rodagem do pneu.

EVITE subir ou descer nas guias da calçada, em acostamentos ou outros desníveis com severidade.
PORQUE este hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem e quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separações e até estouros.

EVITE roçar os pneus no meio-fio.
PORQUE o atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio pode provocar separações e arrancamentos nessa área.

SUSPENSÃO

A suspensão de um veículo tem como objetivo absorver irregularidades do terreno, proporcionando conforto ao motorista e aos passageiros. 

A suspensão é um conjunto de peças com a função de  propiciar estabilidade, dirigibilidade, conforto e segurança para o veículo.

Para manter esse conforto e garantir a segurança, faça uma revisão completa de eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes, bieletas e buchas a cada 10 mil quilômetros e fazer Alinhamento e Balanceamento.

Quando devemos fazer a revisão?

  • Preventivamente a cada 10.000 km

  • Sempre que perceber desgastes irregulares dos pneus;

  • Quando sentir desconforto ao dirigir;

  • Quando o veículo apresentar falta de estabilidade em retas ou curvas;

  • Quando ouvir ruídos ou pancadas secas ao choque contra obstáculos, saliências ou depressões do pavimento

  • Após fortes impactos ou choques contra obstáculos ou buracos.

Folgas e desgastes nos componentes da suspensão podem causar muitos problemas:

  • Desconforto ao dirigir

  • Perda de estabilidade

  • Redução da vida útil dos pneus

  • Quebras de peças

  • Ruídos

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