Rua Padre Adelino, 1059 - Belenzinho 
São Paulo-SP - 03178-200

11 2605-5171

Horarios:
Segunda a Sexta: 8h00 às 18h00
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram Tecnicar

© 2019 Tecnicar Reparos Automotivos - todos os direitos reservado - by Buzzetti Ass. Marketing 

Saiba quando chegou a hora de trocar a embreagem.


O sistema de embreagem é responsável pelo bom funcionamento na hora de sair com o carro e na troca das marchas. Entretanto e muito frequente esquecer dos cuidados e manutenção preventiva deste sistema, até ocorrer danos mais sérios e impossibilitar a utilização do veículo.

Para identificar a necessidade da troca dos componentes antes que alguma falha aconteça, é importante ficar atento aos sinais que o carro apresenta.

Quando é hora de trocar a embreagem?

De acordo com a maneira que o motorista conduz o veículo e realiza as manutenções preventivas, será o que definira a vida útil da embreagem. Se tudo for feito como recomendado, pode durar um bom tempo.

Entretanto em algum momento chegará a hora de substituir todo o sistema, então, caso perceba algum dos sinais indicados abaixo, o ideal é procurar uma oficina especializada para uma verificação detalhada.

Ruídos na embreagem

Quando ocorrer ruídos de metal se esfregando ao pisar no pedal da embreagem para trocar as marchas, é sinal de que o rolamento não está funcionando corretamente.

Pedal de embreagem pesado.

Fácil de ser identificado e também muito ignorado pelos motoristas. Ao sentir o pedal da embreagem duro e pesado ao ser acionado, é sinal de desgaste entre o atuador e as molas do platô.

O endurecimento do pedal pode ser muito perigoso, pois pode falhar em um momento que mais precisar dele!

Trepidações ao sair ou na troca de marchas

O desgaste do sistema pode ocasionar empenamento do platô ou do disco. Quando isto acontece, é possível sentir uma vibração do carro durante o acionamento da embreagem.



Como preservar a vida útil da embreagem?

Para prolongar a durabilidade do sistema de embreagem pode ser realizadas manutenções preventivas, para evitar o desgaste das peças e dos demais sistemas do veículo, e tomar alguns cuidados na utilização do veículo, como:

- Nunca deixar o pé apoiado sobre o pedal;

- Não segurar o veículo em subidas apenas usando a embreagem;

- Quando estiver parado no trânsito, não fique com o pedal acionado.

Além de seguir as dicas acima, é importante que na hora de trocar o kit de embreagem opte sempre por peças de qualidade reconhecida.