Cuidando e Preservando os Pneus!


A manutenção dos pneus é um item que em muitas vezes e desprezado pelos motoristas. Entretanto é um cuidado simples que poupa o veículo de diversos tipos de desgastes.

Na rotina do dia a dia, as pessoas deixam para fazer essa manutenção antes de viagens mais longas, deixando os cuidados rotineiros com os pneus de lado. Assim as outras partes do veículo que acabam sofrendo com isto.

Entenda sobre a importância da manutenção de pneus, quando deve ser feita para não prejudicar outras peças!


A importância da manutenção dos pneus.

Os Pneus são as peças do veículo que entram em contato direto com o solo e recebem os maiores impactos e sofrem grande desgaste ao longo do tempo. Então: as condições dos pneus acabam influenciando o desempenho e a vida útil de outros componentes como a suspensão, a tração e os freios e até mesmo o consumo de combustível sofre alterações!


Quando trocar os pneus.

Necessariamente não precisa seguir uma norma exata de quanto tempo ou quantos quilômetros devem durar os pneus. A manutenção de rotina aumenta sua durabilidade. E os próprios pneus dão sinais claros de que está na hora de realizar a troca!

O primeiro sinal de que está na hora de substituir os pneus por novos é quando as barras indicadoras de desgaste (TWI), que se encontram entre os sulcos da borracha, chegam ao mesmo nível da banda de rodagem. Quando os pneus chegam a esse nível de desgaste, continuar rodando com eles é torna-se um grande risco, pois perde a eficiência de aderência, principalmente se o piso estiver molhado.

O surgimento de bolhas ou desgaste irregular são sinais de alerta, indicando que a troca deve ser feita o mais breve possível.




Cuidados com os pneus no dia a dia.

Calibrar os pneus a cada 15 dias no máximo, com a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

A cada 5 mil quilômetros levar o veículo para fazer o balanceamento e o alinhamento, de acordo com o tipo de pneu é importante fazer também o rodizio dos pneus, “peça a orientação para o profissional de sua confiança”. É importante levantar o veículo para avaliar melhor a parte interna da banda de rodagem, onde geralmente se concentram os maiores danos.

OBS.: O cuidado com outros componentes do veículo também estão ligados a longevidade dos pneus, como: suspensão, amortecedores, freios e rolamentos, também influencia diretamente no desgaste dos pneus.

Preferencialmente quando chegar a hora da troca dos pneus o ideal é trocar os 4 pneus juntos, de uma só vez, Isso porque, trocando apenas 1 ou 2, o balanceamento e o alinhamento atual do veículo perdera sua eficiência, gerando o desgastes com muito mais rapidez.

Rua Padre Adelino, 1059 - Belenzinho 
São Paulo-SP - 03178-200

11 2605-5171

Horarios:
Segunda a Sexta: 8h00 às 18h00
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram Tecnicar

© 2019 Tecnicar Reparos Automotivos - todos os direitos reservado - by Buzzetti Ass. Marketing