Rua Padre Adelino, 1059 - Belenzinho 
São Paulo-SP - 03178-200

11 2605-5171

Horarios:
Segunda a Sexta: 8h00 às 18h00
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram Tecnicar

© 2019 Tecnicar Reparos Automotivos - todos os direitos reservado - by Buzzetti Ass. Marketing 

Cuidando dos freios de seu carro

É muito importante a atenção com os freios de seu carro para evitar gastos extras com manutenção, a revisão preventiva tem grande papel para manter o bom estado dos freios, e consequentemente maior segurança. Além da manutenção preventiva você pode seguir algumas dicas para aumentar a durabilidade do seu veículo. Confira abaixo:


Os freios são compostos de pedal, cilindro-mestre, cilindros de roda, pistões, pastilhas, tubos de metal, mangueiras flexíveis e o fluído especifico.


Cuidados com o freio:

Evite a frenagem brusca

Nem sempre é possível, mas é recomendado sempre que possível, frear de maneira leve. A frenagem muito brusca pode causar danos ao disco, aumentando o desgastes das peças. No uso urbano o sistema de freios acaba sofrendo muito, principalmente no “anda e para” dos congestionamentos. Portanto, usar o freio de forma sutil garante a vida útil das peças.

A importância do fluído dos freios

No sistema de freios, é utilizado um fluido que tem uma importante função no sistema, transmitir a pressão feita no pedal para as rodas do veículo, fazendo o carro parar. Sendo assim, um carro com o fluído degradado é um carro com o sistema de frenagem deficiente. A troca desse fluído alterna de acordo com o modelo do veículo. Mas é um item sempre contemplado em uma correta revisão de freios, e sua troca deve ser feita a cada 20 mil km, ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Atenção para pastilhas e disco do freio

Outro item que requer muito cuidado pelo condutor são as pastilhas, responsáveis por parar o veículo ao entrarem em contato com o disco. As pastilhas devem ser trocadas sempre que o material de atrito chegar a uma espessura mínima, que normalmente é de 3 milímetros. Este desgaste pode variar dependendo do estilo de condução, local de uso (cidade, campo e etc.) e tipo do composto utilizado pelo fabricante. A quilometragem para troca também depende de diversos fatores. Entretanto, é recomendado a verificação do estado das pastilhas a cada 10 mil km.



Ouvidos atentos

No cuidado dos freios, um fator bastante simples porem muito eficiente é ficar atento a possíveis ruídos, como chiado ao frear. Além do barulhos, fique atento também à possíveis variações na hora de acionar o pedal, se o carro está demorando mais do que o costume para parar, ou trepidação no pedal. São sinais de que há algum problema, e que deve ser identificado e sanado por um profissional de sua confiança.

Com a devida atenção e cuidados, o sistema de freio de seu veículo estará sempre apto para exercer sua função principal de parar o veículo e preservar a segurança do condutor e seus passageiros.