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Como evitar problemas com a correia dentada, e quando é a hora da troca.


Oque é...

Sua função é a de sincronizar o giro do virabrequim com o comando de válvulas, mantendo o motor no giro correto e evitando que o pistão se choque com as válvulas de admissão e escape que também estão em movimento.

Funcionamento...

A correia fica posicionada através de dentes demarcados que estão presentes em toda sua extensão que se fixam as polias do comando(s) de válvula e a polia do virabrequim. Além do correto posicionamento, possui ainda um tensionador que garante que a correia fique firme e tensionada, dando aderência ao conjunto.

Quando trocar...

Os fabricantes em sua maioria sugerem que a troca da correia seja feita aos 50.000 km rodados, ou após o período de 3 anos. É recomendado seguir a orientação do fabricante e fazer a substituição na quilometragem indicada, para evitar possíveis danos ao motor, pois o rompimento da correia com o motor em movimento pode ser muito sério e bastante dispendioso.

Como evitar problemas com a correia de dentada...

A maneira de evitar problemas com a correia e basicamente fazer a manutenção periodicamente como sugere o manual do veículo. Outros cuidados que podem ser levados em consideração é acelerar sempre de forma gradual e suave o veículo, trocar as marchas suavemente, sem forçar de mais o motor, evitando a tensão exagerada da correia.



Por tanto faça a manutenção correta deste item, que tem um custo muito baixo em relação aos problemas que pode causar a falta de manutenção.


Procure seu mecânico de confiança para a substituição no momento e da forma correta!